Enfermagem e sustentabilidade ambiental
A questão da sustentabilidade ambiental deve fazer parte das discussões nas ações educativas na área de enfermagem, pois favorece que os atuais e futuros profissionais possam refletir sobre a promoção de saúde em relação a educação ambiental e sustentabilidade.
O papel da enfermagem voltado à sustentabilidade assume um papel importante no desenvolvimento das alternativas para garantir um ambiente mais sustentável e saudável não só para sobrevivência, mas também para assistência em saúde.
Desta forma, a enfermagem deve buscar uma qualidade de assistência, levando este item como seu diferencial, pois nossa preocupação não deve ser apenas com o bem-estar físico e psíquico, devemos abrir novos horizontes, ampliando o campo social para contrinuir para erradicação das desigualdades sociais.
A política de saúde publica são de interesse dos profissionais de enfermagem, considerando que trabalhamos buscando entender as ampliações que atendem as necessidades da saúde da população, pensando na saúde como um bem, incluindo no que interferem na coletividade.
Assim, inserido este contexto na prática de enfermagem em saúde publica, deve se planejar o cuidado familiar, a orientação à educação de praticas mais sustentáveis direcionadas a realidade daquela comunidade, sem esquecer o território e o contexto social onde a família assistida está inserida, favorecendo as ações direcionadas para o ambiente familiar desde o seu contexto, social/econômico/político/ambiental, minimizando o processo de adoecimento, mostrando que com algumas mudanças é possível estabelecer uma relação de causa determinante com a realidade da comunidade
Promover em conjunto a assistência de enfermagem com a sustentabilidade ambiental nos dá a razão de trabalho visando o futuro e as mudanças necessárias que a população precisa. Com isso percebe-se que o meio ambiente está diretamente interligado ao processo saúde-doença e