Enfermagem e Qualidade de Vida
A área da saúde está diretamente ligada ao indivíduo, porém especificadamente nesse campo o contato que os profissionais têm com as pessoas normalmente é em situação de doença e/ou prevenção assim sabe-se que relação que se estabelece entre ambos é demasiada sensível. A Enfermagem, profissão que se inclui nesse campo lida com o ser humano e suas complexidades e visa através do cuidar seja por meio de tratamentos, aplicação de políticas preventivas e demais atuações garantindo qualidade de vida e saúde à população.
Para entender qual é a atuação do enfermeiro na qualidade de vida dos sujeitos se faz necessário a definição desse conceito em seu sentido amplo. A qualidade de vida refere-se a um movimento no sentido de valorizar parâmetros mais amplos que o controle de sintomas, a diminuição da mortalidade ou o aumento da expectativa de vida incluindo nesse conceito uma variedade potencial maior de condições que podem afetar a percepção do indivíduo, seus sentimentos e comportamentos relacionados com o seu funcionamento diário, incluindo, mas não se limitando, a sua condição de saúde e as intervenções médicas acrescentando assim “vida aos anos vividos.
É importante que as pessoas se sintam bem psicologicamente, possuam boas condições físicas e sintam-se socialmente integradas e funcionalmente competentes para que possam ter qualidade de vida. A partir disso entende-se que vários fatores influenciam nesse aspecto, as políticas propostas pelo Governo, o contexto social do individuo, sua cultura e também a atuação dos profissionais de saúde.
Dessa maneira para garantir a qualidade de vida o profissional de saúde, especificadamente, necessita além de enxergar o paciente como um ser humano dotado de subjetividade e tratá-lo como tal com respeito e dignidade deve também ter em mente o amplo significado do conceito de saúde e de qualidade de vida, o ultimo explicitado no presente tópico para que possa garantir aos sujeitos