Enfermagem e hiv
Paula Correia
Melba
Joana Elisabeth
O papel da Enfermagem nos cuidados às gestantes com HIV/SIDA
Praia, 02 de Maio de 2013.
Objectivo-geral
Compreender a importância dos cuidados de enfermagem em mulheres gestantes com diagnóstico do HIV-Sida em Cabo Verde.
Objectivos específicos
Mostrar a incidência de contaminação e transmissao do HIV durante a gestação;
Realçar a relevância de identificação precoce do HIV nas gestantes durante o pré-natal;
Destacar a importância da família no processo de tratamento e acompanhamento das mães infectadas;
Esclarecer os colegas de profissão sobre o tema e incentivar a atenção prioritária
Metodologia
A materialização deste trabalho pesquisa foi possível graças à aplicação de entrevistas aos profissionais da área de saúde reprodutiva, nomeadamente médicos e enfermeiros, bem como a pacientes portadoras do vírus do HIV-SIDA.
A consulta de bibliografia sobre o tema e a pesquisa em alguns sites de informação especializada mostrou-se relevante para a recolha de informações mais detalhada e precisa, além de proporcionar uma melhor compreensão do objecto de estudo.
Justificativa
O aumento no número de mulheres com SIDA trouxe como consequência o crescimento nas taxas de transmissão vertical (TV) do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Essa situação provocou a infecção de percentual considerável de crianças em todo o mundo com o vírus HIV, devido ao fato de que muitas das mulheres com SIDA encontram-se em idade reprodutiva.
Estimativas apontam que a cada ano um número maior de gestantes são infectadas pelo HIV, fazendo com que a (TV) seja responsável por praticamente todos os casos de infecção em crianças menores de 13 anos. A maioria dessas transmissões ocorre durante o trabalho de parto e parto propriamente dito, outras ocorrem intra-útero, especialmente nas últimas semanas de gestação. O aleitamento materno representa risco adicional