Canal suez
Foram utilizados dois solventes, o álcool e a água para verificar qual deles é melhor na purificação do ácido benzoico. Primeiramente começamos pelo álcool.
- Pesamos em um béquer 0,25g de ácido benzoico. Enquanto isso foi aquecido aproximadamente 50 ml de álcool em um erlenmeyer de 100 ml em uma chapa de aquecimento até chegar próximo ao seu ponto de ebulição. E com o auxilio de uma pipeta Pasteur adicionamos lentamente, o solvente quente no béquer com o acido benzoico.
Agitamos o béquer e aquecendo ocasionalmente tomando cuidado para que o solvente não entrasse em ebulição. Até que o soluto se dissolvesse.
Depois dessa etapa deixamos esfriar em banho-maria com gelo até a recristalização do soluto, porem observamos que não houve a formação do cristais.
- Pesamos em um béquer 0,25g de ácido benzoico. Enquanto isso aquecemos aproximadamente 50 ml de água em um erlenmeyer de 100 ml em uma chapa de aquecimento até chegar próximo ao seu ponto de ebulição. E com o auxilio de uma pipeta Pasteur adicionamos lentamente, o solvente quente no béquer com o acido benzoico.
Agitamos o béquer e aquecendo ocasionalmente tomando cuidado para que o solvente não entrasse em ebulição. Até que o soluto se dissolvesse.
Depois dessa etapa deixamos resfriar lentamente, em repouso no banho-maria com gelo até a recristalização do soluto, assim que a formação de cristais se completarem seguimos a próxima etapa na qual filtramos a solução para calcular a impurezas.
Nessa etapa com um papel filtro pregueado que ajuste ao funil, depois umedecemos o papel com um pouco do solvente, com o auxilio de uma bagueta foi transferido a solução para o funil. Após esse processo lavamos os cristais com um pouco de solvente gelado, depois espere alguns minutos para que o excesso de solvente seja retirado.
Colocamos o filtro com os cristais em uma estufa a temperatura de 60°C, para secagem, após esse processo pesaram os cristais para poder calcular o seu teor