Enfermagem obstetricia
O acompanhamento ginecológico é uma consulta com o ginecologista, ao contrario do que todos pensam a principal parte da consulta é a conversa com o medico.
Após a conversa com o medico é hora de revisar os exames, onde o medico pede para a paciente tirar a roupa e colocar um avental.
Exames dos órgãos sexuais externos, o médico fará exames da vulva, grandes e pequenos lábio, clitóris e etc.
Exames do colo do útero e coleta do papanicolau é um exame feito com um instrumento plástico que é colocado dentro da vagina para visualização do colo do útero e da própria vagina.
Exame de toque, com dois dedos na vagina e uma mão sobre o abdômen, o médico tem uma idéia de todos os órgãos genitais internos.
Exame de mama é a palpação das mamas pelo médico.
O acompanhamento obstétrico são consultas na evolução das gestantes realizadas pelo obstetra, que visa cuidar da saúde da mulher e de seu bebe até que o parto ocorra.
São nessas consultas que o medico orienta a gestante sobre os cuidados que ela deve ter com a nutrição, exercícios, trabalho de parto, parto, aleitamento e outros cuidados.
Exames realizados: hemograma (para avaliar anemia), glicemia (para saber se tem diabetes), tipo de sangue e exames para avaliações de infecções: VDRL (sífilis), HbSAg (hepatite B), HIV (AIDS), sorologia para toxoplasmose e rubéola, ultra - sonográfico realizado após 7 semanas de gestação.
1. PUBERDADE
A puberdade pode ser definida como um período no desenvolvimento sexual de homens e mulheres, caracterizado pela capacidade de procriação (maturação sexual). As transformações da puberdade ocorrem durante a adolescência. Logo, a puberdade é uma fase da adolescência em que ocorre o aparecimento de características sexuais secundarias.
Tais mudanças são coordenas a partir da ação endócrina mediante a atuação de hormônios hipotalâmicos, desencadeando a síntese de hormônios hipofisários, que irão estimular as glândulas sexuais a produzirem