Enfermagem do trabalho e dermatoses ocupacionais
Sumário
Introdução
Nosso interesse pelos distúrbios dermatológicos teve início no decorrer da Graduação em Enfermagem, na qual conhecemos pacientes portadores de feridas das mais diversas etiologias e tipos. Durante os estágios da faculdade, no contato com os pacientes, seguimos na busca de um aprendizado diário e da maneira mais eficaz de tratar das feridas. No decorrer da atividade profissional, o olhar tornou-se cada vez mais direcionado ao tratamento de feridas, devido à oportunidade de acompanhar esse tipo de paciente nos âmbitos hospitalar e da atenção básica.
A partir da pós-graduação em Enfermagem do Trabalho, frente à necessidade de desenvolver um estudo científico percebemos como área de interesse os trabalhadores sujeitos e/ou acometidos por distúrbios da pele e mucosas decorrentes da atividade laboral.
Objeto de estudo
Baseado no exposto anteriormente e ciente de que abranger como um todo os distúrbios dermatológicos seria inviável para um trabalho de conclusão do curso de pós-graduação delimitamos como objeto de estudo as publicações periódicas que abordam as dermatoses ocupacionais.
Objetivos do estudo
Identificar nas publicações periódicas no recorte temporal de 2005 a 2007, o que foi produzido cientificamente à nível de dermatoses ocupacionais.
Refletir sobre a contribuição do enfermeiro enquanto integrante do serviço de saúde do trabalhador e agente facilitador do processo de educação em saúde para prevenção das dermatoses ocupacionais.
Relevância e Justificativa do estudo O presente estudo é uma contribuição para os profissionais de saúde que atuam na prevenção e tratamento dos trabalhadores susceptíveis ou acometidos por dermatoses ocupacionais. No que se refere a nós enquanto pós-graduandas e futuras