Astronomia
PRIMEIROS MODELOS
Os gregos foram os herdeiros modernos da astronomia dos babilônios. Os gregos acrescentaram, porém, a essa Astronomia, os seus deuses, bem como a sua desenvolvida geometria. Disso resultou a Astrologia.
E por volta de seis séculos antes de nossa era (século VI a.C.) que começaram a surgir as primeiras tentativas teóricas: os primeiros modelos. E entre os gregos, ao que se sabe surgem os primeiros argumentos, por exemplo, de que a Terra deveria ser esférica (introduzida no século VI a.C. por Tales).
Aristarco propôs um revolucionário modelo heliocêntrico. Heliocêntrico significa um modelo em que o centro era ocupado pelo Sol (Helio) e não pela Terra.
O GRANDE SISTEMA: PTOLOMEU
Todo o conhecimento acumulado pelos gregos sistematizado num só grande sistema montado por Ptolomeu. Isso ocorreu já no século II da nossa era. Ptolomeu foi realmente um grande gênio.
Seu grande Sistema do Mundo compreendia a Terra imóvel no centro, envolvia por muitas esferas transparentes. Ptolomeu admitiu então que sobre essas esferas não estavam exatamente os planetas. Sobre elas estariam outros centros ao redor dos quais o Planeta fazia outra volta enquanto a esfera girava: os epiciclos.
A ideia dominante no Sistema de Ptolomeu é que todos os movimentos aparentes, isto é, vistos da terra, deveriam ser explicados com base em círculos, esferas e movimentos uniformes, únicos ingredientes dignos de arquitetura do Universo.
Além do mais, o Sistema do Mundo geocêntrico de Ptolomeu deixava o homem no