Enfermagem do trabalho / emergências médicas
Enfermagem do Trabalho / Emergências Médicas
12/11/2012
Com o passar dos anos e o surgimento de varias atividades e doenças ligadas ao trabalhador foram surgindo estudos a respeito a saúde ocupacional. Em 1700, foi publica o livro As doenças dos Trabalhadores de Bernardino Ramazzini, médico preocupado com o surgimento de doenças e agravos.
Com o surgimento da Revolução Industrial no final do século XVII, a industrialização com a introdução de máquinas, trouxe profundas mudanças no mundo do trabalho. Com isso as pessoas abandonavam os campos e foram viver nas cidades, morando em aglomerados em torno das indústrias.
A improvisação dos locais de trabalho e a carga horária extensa, condições precárias de trabalho, favoreceram a ocorrência de vários problemas ocupacionais (COSTA, 2008). Os acidentes eram inúmeros e fatais, provocados por maquinas e falta de equipamentos adequados para manusea-las.
Diante de tantos acidentes e perda maciça de mão de obra, ocorreu uma preocupação sobre condições de trabalho, segurança, e saúde do trabalhador. Primeiro surgiu o médico do trabalho e o enfermeiro com tempo garantiu o seu lugar, e com isso outras áreas sugiram e deu origem equipes multidisciplinar que atende a todas as necessidades do trabalhador.
Fica mais que claro a atuação e participação do enfermeiro na segurança e prevenção de acidentes. Com isso o profissional enfermeiro fica responsável por estudar as condições de segurança e periculosidade da empresa, efetuando observações nos locais de trabalho e discutindo-as em equipe, para identificar as necessidades no campo da segurança, higiene e melhoria do trabalho; deverá executar e avaliar programas de prevenção de acidentes e de doenças profissionais e não profissionais; elaborar e executar as atividades de assistência de enfermagem aos trabalhadores; deverá treinar trabalhadores, instruindo-os sobre o uso de roupas e material adequado ao tipo de trabalho