enfermagem 2 periodo
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TIPOS DE FERIMENTOS 4
2.2 FERIMENTOS ABERTOS 4
2.3 CRANIO 5
2.4 ROSTO / FACE 6
2.5 OLHOS 7
2.6 NARIZ 7
2.7 BOCA 8
2.8 PESCOÇO 9
2.9 SANGRAMENTO NOS MENBROS SUPERIORES E INFERIORES 9
3 CONCLUSÃO 15
4 REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO Os ferimentos em geral afetam os pacientes, suas famílias, o sistema de saúde e a sociedade, devido as graves lesões que são adquiridas promovendo incapacidade provisória ou permanente, principalmente se forem traumas de crânio ou raquimedular. As causas mais comuns dos traumas são os acidentes automobilísticos, a violência e as quedas.
Através de uma revisão bibliográfica são abordados os tipos de traumas e tipos de lesões anatomia da estrutura envolvida, a fisiopatologia, as manifestações clínicas, com o objetivo de conhecer melhor esses agravos que mais matam adolescentes e jovens adultos no mundo.
São lesões que danificam tanto a parte externa como a parte interna do corpo, causando desde ferimentos simples até os mais complexos. O ferimento pode ser superficial quando atinge apenas a pele (epiderme, derme e a tela subcutânea), provocando a sua descontinuidade ou os mais profundos que ultrapassam a pele, atingindo músculos e órgãos, podendo causar também a perda do próprio tecido.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 TIPOS DE FERIMENTOS
• Superficial – Afeta apenas a Epiderme, Derme e a Tela Subcutânea.
• Profundo – Afeta todos os tecidos (órgãos e ossos) que estão após a tela subcutânea.
• Aberto – Quando há o rompimento da pele, expondo todo o tecido interno e podendo causar graves lesões a outros órgãos.
• Fechado – Quando a lesão é localizada abaixo da pele, não havendo a descontinuidade da mesma.
2.2 FERIMENTOS ABERTOS Tipo de lesões que rompe a integridade da pele e expõe o meio interno, colocando-o em contato com o meio externo causado pela ruptura (descontinuidade) da pele, que pode ser de pequeno médio