TRABALHO 2 SEMESTRE UNOPAR PEDAGOGIA
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 LEGISLAÇÃO BRASILEIRA 5
2.2 PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO 6
2.3 EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL – 1º A 4º SÉRIE 6
2.4 ENSINO FUNDAMENTAL – 5º A 8º SÉRIE 6
2.5 PRÓXIMA FASE: SEGUNDO GRAU 7
2.6 VESTIBULAR E FACULDADE 8
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Com base em meu histórico escolar, este memorial tem a função de descrever teoricamente a minha trajetória educacional por intermédio de reflexões, lembranças, sobretudo de características fundamentais que me fizeram optar pela Pedagogia.
De outro modo, têm-se relevância atribuir conceitos da Pedagogia e da Educação e suas demais significâncias. Segundo Saviani (2001, p.102), que preconiza que a Pedagogia tem íntima relação com uma teoria da prática educativa. Salienta que: Na verdade o conceito de Pedagogia se reporta a uma teoria que se estrutura a partir e em função da prática educativa. A pedagogia, como teoria da educação, busca equacionar, de alguma maneira, o problema da relação educador- educando, de modo geral, ou, no caso específico da escola, a relação professor-aluno, orientando o processo de ensino e aprendizagem.
2 DESENVOLVIMENTO
A Grécia clássica pode ser considerada berço da Pedagogia, pois é na Grécia que nascem as primeiras ideias acerca da ação pedagógica, ponderações que vão influenciar, por muitos anos, a educação e cultura ocidentais e vincular a imagem do Pedagogo à formação das crianças.
Na antiga Grécia, eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças que iam para a escola. Como escravo, ele era submisso à criança, mas tinha que fazer valer sua autoridade quando necessária. Por esse motivo, esses escravos desenvolveram grande habilidade no trato com as crianças.
Nos séculos XVII e XVIII inicia-se uma era de debates, no campo da educação, tendo como foco a importância de atualizar os processos pedagógicos e rever o próprio conceito de infância.