Energias
Sabe-se que o planeta vem sofrendo ameaças constantes por causa da grande necessidade de consumo e por ações antrópicas, como por exemplo, o uso intenso de produtos naturais não renováveis que pode acarretar problemas que vão do local ao global. Para isso, é interessante o uso de fontes de energia, chamadas de fontes renováveis ou permanentes, sendo assim, os recursos que geram essa energia são infinitos, sendo eles radiação solar e vento levando em consideração o Rio Grande do Norte. Entretanto, também existem fontes alternativas, em que os recursos são “esgotados”.
Este trabalho tem como objetivo expor as principais fontes de energias utilizadas no RN, dando importância à localidade em que são produzidas, benefícios e malefícios, potenciais econômicos e como costumam ser aproveitadas. Nesse quesito, o Rio Grande do Norte encontra-se bem avançado possuindo maior matriz energética de eólica do país.
2.0 DESENVOLVIMENTO
No Rio Grande do Norte são encontradas principalmente, fontes de energias renováveis, destacando-se a eólica e a energia solar, esta ainda está em fase de desenvolvimento; as localidades mais conhecidas são João Câmara, Parazinho e Guamaré com grandes parques eólicos. Em Mossoró e Vale do Açu há uma grande exploração de petróleo e usinas petrolíferas, normalmente chamadas de termelétricas.
De acordo com os dados da reportagem do Jornal Nacional, a produção do RN, vale ressaltar que este estado ainda tenta aproveitar todo seu potencial, entretanto, sabe-se que as energias renováveis recebem maior atenção em tempos de escassez de precipitações. O Rio Grande do Norte é um estado independente de rios e de usinas hidrelétricas, possuindo 67 parques eólicos. Nos últimos quatro anos no município de João Câmara, muitas casas possuem aerogeradores nos quintais. As 10 usinas eólicas instaladas no município compraram ou arrendaram cada pedaço de terra que pudessem ser aproveitados na transformação do vento em energia