Energias
Energias
29 de Maio
Energia
Energia é uma das duas grandezas físicas necessárias a correcta descrição do inter-relacionamento, entre dois sistemas físicos. A segunda grandeza é o momento.
A palavra energia é usada em vários contextos diferentes. O uso científico tem um significado bem definido e preciso enquanto muitos outros não são tão específicos. Em senso comum o uso da palavra energia associa-se geralmente à capacidade para executar trabalho ou realizar uma acção.
O conceito de Energia é um dos conceitos essenciais da Física. Nascido no século XIX, e a mesma desempenha papel crucial não só nesta disciplina bem como em todas as outras que juntas integram a ciência moderna.
Na Física existe uma subárea que dedicada exclusivamente ao estudo da energia: a Termodinâmica*.
*Termodinâmica é a ciência da conversão de energia envolvendo calor e outras formas de energia, mais notadamente o trabalho mecânico. Estuda e aproxima as macroscópicas variáveis, como temperatura, volume e pressão, que descrevem a física, sistemas termodinâmicos.
A definição de energia não é algo trivial, e alguns autores chegam a argumentar que "a ciência não é capaz de definir energia, ao menos como um conceito independente".
História da Energia
A palavra energia vem do grego “ἐνέργεια” energia, que possivelmente será exibida pela primeira vez na obra de Aristóteles, no século 4 a.C.
O conceito de energia emergiu da ideia de vis viva (força viva), que Gottfried Leibniz definiu como o produto da massa de um objecto e a velocidade de um quadrado, ele acreditava que o total vis viva era conservada. Para dar conta desaceleração devido à fricção, Leibniz teorizou que a energia térmica consistiu no movimento aleatório das partes constituintes da matéria, uma visão compartilhada por Isaac Newton, embora seja mais de um século até que este era geralmente aceite. Em 1807, Thomas Young foi possivelmente o primeiro a usar o "termo"