Energias
1. ENERGIA ELÉTRICA 3
2. Geração de Energia Elétrica 4
2.1. Geração Hídrica 5
2.2. Geração térmica 6
2.3. Energia eólica 7
2.4. Energia solar 8
2.5 Energias nuclear 9
Índice de Ilustrações
Figura 1 geração hídrica 5
Figura 2 geração térmica 6
Figura 3 energia eólica 7
Figura 4 energia solar 8
Figura 5 energia nuclear 9
1. ENERGIA ELÉTRICA
Podemos definir energia elétrica como a energia resultante do movimento de cargas elétricas em um condutor. É companheira inseparável da era moderna. Não é difícil imaginar como nossa vida seria diferente sem ela. Mas o que a faz tão importante a ponto de se tornar praticamente indispensável à vida atual? São muitos os motivos. Seguem alguns essenciais:
a) É facilmente transportável. Pode ser produzida no local mais conveniente e transmitida para consumidores distantes por uma simples rede de condutores (fios).
b) É facilmente transformável em outras formas de energia. Exemplo: calor, luz, movimento.
c) É elemento fundamental para a ocorrência de muitos fenômenos físicos e químicos que formam a base de operação de máquinas, equipamentos, etc. dos tempos atuais. Exemplo: eletromagnetismo, efeito termiônico, efeito semicondutor, fotovoltaico, oxidação e redução, etc.
Entretanto, como qualquer forma de energia, ela deve obedecer ao primeiro princípio da termodinâmica. Assim, quando dizemos geração de energia elétrica, devemos entender como uma transformação de uma outra forma de energia, em energia elétrica. A energia elétrica, para chegar ao consumidor final, passa por três etapas: geração, transmissão e distribuição.
2. Geração de Energia Elétrica
Existem várias formas de se gerar energia elétrica. Mas quando se trata de quantidades para consumo de uma sociedade, as opções diminuem. As mais comuns são: hídrica, térmica e fontes alternativas de energia.
As fontes alternativas de energia são as consideradas ecologicamente limpas, e vêm sendo usados cada vez mais, embora a participação