Energias renováveis
Energias renováveis são inesgotáveis, ou seja, produzem-se de novo, de um modo constante. Podem ser de origem vegetal (madeira, biomassa proveniente das plantas) e, também podem ser de fontes completamente inesgotáveis como energia solar, eólica, das marés, etc.
De todos os recursos renováveis os mais importantes são considerados “limpos”, ou seja, os que não poluem nem prejudicam o meio ambiente.
As vantagens destas energias não são ainda aproveitadas ao máximo uma vez que as tecnologias utilizadas não permitem o máximo aproveitamento destas. Mas, por outro lado essas tecnologias acabam gerando consequências prejudiciais para o ambiente, pelo impacto que as construções necessárias têm nos ecossistemas.
Iremos falar dos tipos de energias renováveis existentes. Energia Eólica
A energia eólica é a energia obtida pelo movimento do ar (vento) e não se tem registro de sua descoberta, mas estima-se que foi há milhares e milhares de anos.
A energia dos ventos é uma abundante fonte de energia renovável, limpa e disponível em todos os lugares. A utilização desta fonte energética para a geração de eletricidade, em escala comercial, teve início há pouco mais de 30 anos e através de conhecimentos da indústria aeronáutica os equipamentos para geração eólica evoluíram rapidamente em termos de ideias e conceitos preliminares para produtos de alta tecnologia.
No início da década de 70, com a crise mundial do petróleo, houve um grande interesse de países europeus e dos Estados Unidos em desenvolver equipamentos para produção de eletricidade que ajudassem a diminuir a dependência do petróleo e carvão. Mais de 50.000 novos empregos foram criados e uma sólida indústria de componentes e equipamentos foi desenvolvida.
Atualmente, a indústria de turbinas eólicas vem acumulando crescimentos anuais acima de 30% e movimentando cerca de 2 bilhões de dólares em vendas por ano (1999).
Existem, atualmente, mais de 30.000 turbinas eólicas de grande porte em