Energias renovaveis
Como o consumo de energia foi aumentando houve necessidade de encontrar novas fontes de energia de maneira a satisfazer as necessidades do homem e uma das maneiras foi a utilização de recursos energéticos.
Atualmente, os recursos energéticos são: não renováveis e renováveis.
Energia Não renovável Energias Nuclear e os Combustíveis Fósseis
Combustíveis Fósseis
Existem três grandes tipos de combustíveis fósseis: o carvão, o petróleo e o gás natural. Estes foram formados à milhões de anos atrás na época dos dinossauros, daí o nome de combustível fóssil.
Os combustíveis fósseis são resultado de um processo de decomposição das plantas e dos animais. Ou seja, tudo começa aquando da morte das plantas, dos dinossauros e outras criaturas, segue-se pela decomposição dos corpos enterrados, nas camadas da debaixo da terra. São necessários dois milhões de anos para que estas camadas de matéria orgânica se transformem numa pedra preta e dura a que chamamos o carvão, num líquido preto a que chamamos petróleo, ou ainda num gás natural.
O uso excessivo destes combustíveis contribui para a ocorrência de graves problemas ambientais, tais como: chuvas ácidas, aquecimento global e contribuem para a degradação da camada do ozono.
O carvão
O carvão mineral foi importantíssimo desde século XVIII até ao final do XIX, época da Primeira Revolução Industrial. O carvão é utilizado maioritariamente nas centrais termoeléctircas, onde é queimado, para a produção de energia.
Como o carvão é um combustível fóssil contribui para vários problemas ambientais.
O enxofre e dos compostos mais frequentes no carvão e quando e libertado para a atmosfera, vai sob a forma de dióxido de enxofre. Este composto ao reagir com o vapor de água presente na atmosfera, origina ácido sulfúrico que irá originar chuvas ácidas.
Estas