Gabriel lavoura
Importancia dos filosofos pre socraticos e principais contribuicoses : primeiro período do pensamento grego toma a denominação de período naturalista, porque a nascente especulação dos filósofos é instintivamente voltada para o mundo exterior, julgando-se encontrar aí também o princípio unitário de todas as coisas; e toma, outrossim, a denominação cronológica de período pré-socrático, porque precede Sócrates e os sofistas, que marcam uma mudança e um desenvolvimento e, por conseguinte, o começo de um novo período na história do pensamento grego. Esse primeiro período tem início no alvor do VI século a.C., e termina dois séculos depois, mais ou menos, nos fins do século V. * Heráclito de Éfeso : Os filósofos de Mileto haviam percebido o dinamismo das mudanças que ocorrem na physis , como o nascimento, o crescimento e a morte, mas não chegaram a problematizar a questão. Heraclito, inserido no contexto pré-socrático, parte do princípio de que tudo é movimento, e que nada pode permanecer.
* Pitágoras de Samos : Além de grande místico, pitagoras era um grande matemático. Ele descobriu propriedades interessantes e curiosas sobre os números. Fundou uma escola mística e filosófica em Crotona (colônias gregas na península itálica), cujos princípios foram determinantes para a evolução geral da matemática e da filosofia ocidental sendo os principais temas a harmonia matemática, a doutrina dos números e o dualismo cósmico essencial.
* Parménides de Eleia: Parménides escreveu uma só obra, um poema em verso épico. Seu pensamento está exposto num poema filosófico intitulado Sobre a Natureza e sua permanência, dividido em duas partes distintas: uma que trata do caminho da verdade alétheia e outra que trata do caminho da opinião , dóxa, ou seja, daquilo onde não há nenhuma certeza. De modo simplificado, a doutrina de Parmênides sustenta o seguinte: Unidade e a imobilidade do Ser; O mundo sensível é uma ilusão; O Ser é Uno,