energias renovaveis
RESUMO
O termo “energia” possui um significado muito amplo, capaz de envolver desde funcionamento de uma complexa sociedade às simples noções intuitivas observadas diariamente. Pode-se conceituar energia sobre uma visão física como a capacidade de um corpo realizar trabalho. Nos últimos anos as matrizes energéticas têm sido amplamente comentadas. Nesse âmbito, torna-se um desafio buscar meios de desenvolver energias renováveis e menos poluentes em substituição às formas arcaicas.
Muitos dizem que estamos na geração ”verde”, isso porque buscamos as fontes renováveis de energia que trazem perspectivas promissoras, visto que são quase sempre limpas. Porém, ainda assim o mundo encara os combustíveis fósseis, que são os principais exemplos de fontes de energia não renováveis.
INTRODUÇÃO
Atualmente nós temos diversas fontes de energia, que se dividem em duas categorias, as energias não renováveis e as renováveis. As energias não renováveis são aquelas que sua fonte é obtida por elementos da natureza que não se renovam, ou seja, se usados descontroladamente podem se esgotar, tomamos como exemplo o carvão mineral, gás natural, petróleo e urânio. Em contra partida, existem as energias renováveis que são aquelas que a sua fonte é inesgotável, logo, terão menos impacto no meio ambiente. Como é o caso da biomassa, energia eólica, energia hidráulica e energia das marés.
GLOSSÁRIO
ENERGIAS NÃO RENOVÁVEIS....................................................................................................SEÇÃO 1
a) CARVÃO MINERAL b) GÁS NATURAL c) PETRÓLEO d) URÂNIO
ENERGIAS RENOVÁVEIS....................................................................................................SEÇÃO 2 a) BIOMASSA b) ENERGIA EÓLICA c) ENERGIA DAS MARÉS d) ENERGIA HIDRÁULICA
COMPOSIÇÃO NA MATRIZ ENERGÉTICA