energias renovaveis
ÁREA DE CIÊNICAS EXATAS E AMBIENTAIS
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
COMPONENTE CURRICULAR: INTRODUÇÃO A ENGENHARIA MECÂNICA
PROFESSOR: HUMBERTO POMPEO
ACADÊMICO: HÊNDRICK FELIPE ZENI
ENERGIAS RENOVÁVEIS
BIOCOMBUSTÍVEIS
INTRODUÇÃO
Nos próximos anos deverá ocorrer um aumento significativo da produção de biocombustíveis no Brasil. Dentre os principais motivos, é a questão do petróleo, estar cada vez mais está se extinguindo e se esgotando. Segundo dados do site do “indexmundi” hoje no Brasil, são extraídos aproximadamente 2.029.000 barris/dia de petróleo. Por isso a perspectiva de maior participação das energias renováveis na matriz energética mundial é cada vez mais ressaltada em estudos, relatórios e na agenda política dos países.
Em nosso meio existe muita discussão por aí sobre biocombustíveis. No entanto, muito pouco se sabe o que são os biocombustíveis e por que eles são tão importantes e polêmicos atualmente. Por isso, após pesquisa e leitura, nesse trabalho vou descrever e debater alguns pontos importantes para que se entenda este assunto.
BIOCOMBUSTÍVEIS
Os combustíveis são substancias que são queimadas para utilizar-se a energia neles armazenada. Os biocombustíveis são os combustíveis que são obtidos de organismos recém-mortos, geralmente plantas. As plantas fazem a fotossíntese, ou seja, transformam a energia solar em energia química.
Biocombustíveis são obtidos a partir de fontes de energia renováveis, derivados de matérias agrícolas como plantas, biomassa, cana de açúcar e outras matérias orgânicas. São vários os tipos de biocombustíveis: bioetanol, biodiesel, biogás, biomassa, biometanol, bioéter dimetílico, bio-ETBE, bio-MTBE, e os biocombustíveis sintéticos. Porém os principais biocombustíveis são: a