energias renovais
UFCD: 0349
Docente: Anabela
Alunos: Luís e Pedro
Domingo, 24 de Fevereiro de 201
Índice
1. Introdução
No âmbito da UFCD 0349-Ambiente,Segurança,Higiene no trabalho, elaboramos um trabalho cujo tema é energias renováveis.
Este trabalho tem como intuito de oferecer um conhecimento sobre energias renováveis.
As energias renováveis são fontes de energia inesgotáveis que são obtidas através da natureza ao nosso redor, como o sol, vento e água.
Iremos abordar as principais vantagens e desvantagens das energias renováveis.
2. Energias Renováveis
O que são energias renováveis
Energias renováveis são consideradas energias alternativas aos tradicionais modelos de energia com recursos de origens fósseis. Podemos classificar uma energia renovável cuja sua taxa de utilização é inferior à sua taxa de renovação, ou seja são energias que facilmente se renovam apesar da sua utilização. As fontes de energias renováveis advêm de toda a natureza que nos rodeia como o sol, o vento, a chuva, as ondas do mar, o calor da terra, e a biomassa. Estas fontes são uma forma de gerar electricidade de um modo sustentável e mais limpo.
História
Após a segunda guerra mundial os países começaram-se a desenvolver aliado o crescimento industrial e a energia passou a ser um elo inseparável desse crescimento. Com o aparecimento da robótica e com a informática começaram a emergir as primeiras tecnologias com recursos a energias renováveis.
Com a preocupação do aquecimento do planeta e de redução de custos na produção de energia começou-se então a apostar nas energias renováveis vários países como EUA, China entre outros países na europa continuam apostando nas redes de energias renováveis.
Em 2008 cerca de 19% do consumo mundial de energia veio de fontes renováveis.
No caso de Portugal pretende ter 45% de toda sua produção energética proveniente de fontes renováveis até 2020,