Energias no Brasil - Belo Monte
O Brasil possui no total 2.813 empreendimentos em operação, gerando 123.219.047 kW de potência.
Está prevista para os próximos anos uma adição de 42.388.919 kW na capacidade de geração do país, proveniente dos 163 empreendimentos atualmente em construção e mais 541 outorgadas.
Usina Hidrelétrica de Belo Monte é necessária?
De acordo com o EPE - Empresa de Pesquisa Energética, ligada ao Ministério de Minas e Energia. Em 2007 o consumo de energia elétrica cresceu 5,8% enquanto o PIB 5,4%. Este resultado nos mostra um consumo mais consciente e eficiente dos recursos, juntamente com maior aproveitamento da energia consumida nos processos industriais e dos resíduos desses processos.
No ultimo balanço energético nacional, publicado pela EPE, em 2011 o Brasil gerou 568,8 TW/h.
Assim, para um crescimento médio do PIB em 5% ao ano, projeta-se um crescimento no consumo de eletricidade de 5,5% ao ano, atingindo aproximadamente 780 TWh em 2017.
É natural que o PIB (produto interno bruto) esteja diretamente relacionado com a geração e consumo de eletricidade do país. Atualmente as indústrias são os maiores consumidores de recursos energéticos, e os necessitam para expansão e desenvolvimento do mercado e consequentemente do país.
Dessa forma os países em desenvolvimento, tendem a explorar vários meios de geração energética, no Brasil por sua topografia acidentada, dispomos de vários rios e afluentes propícios a construção de usinas hidrelétricas.
Atualmente está em fase de construção a Usina de Belo Monte que irá gerar aproximadamente 11.233 MW. Caso a mesma não fosse construída, seria necessário a construção de:
- 19 termelétricas;
- 17 usinas nucleares iguais a Angra II;
- 3 700 torres de energia eólica;
- 49,9 milhões de placas de energia solar;
Mil chuveiros ligados por uma hora equivalem a 1 MWh. Em Belo Monte, 1 MWh custará R$77. Com base nos últimos leilões, a energia gerada de uma usina