Energia
1)
Uma pessoa arrasta um corpo sobre uma superfície horizontal exercendo, sobre ele, uma força F=10N como mostra a figura:
Sabendo-se que o corpo se desloca de A até B, responda: a) Qual o valor do ângulo entre a força F e o deslocamento do corpo: b) Qual foi o trabalho realizado pela pessoa?
2)
Considerando a situação descrita no exercício anterior: a) Desenhe os vetores que representam o peso P do corpo e a reação normal N na superfície sobre ele. Qual o ângulo que cada uma dessas forças forma com o deslocamento do corpo? b) Qual o trabalho que a força peso P realiza no deslocamento de A para B? E a força N?
3) Suponha que exista uma força de atrito f=2,5N atuando no corpo do exercício 1, exercida pela superfície na qual ele se desloca. a) Desenhe o diagrama de forças que atuam no corpo incluindo a força de atrito f. Qual o valor do ângulo ϴ entre a força de atrito f e o deslocamento? b) Calcule o trabalho da forma de atrito.
4) Considerando as respostas dos exercícios 1, 2 e 3 responda: a) Qual é o trabalho total realizado sobre o corpo? Ele é positivo, negativo ou nulo? b) A realização desse trabalho sobre o corpo acarretará um aumento ou diminuição em sua velocidade?
Respostas 1) a) 30º b) TF=34,8 J
2)
a)
b) TP=0 N e TN=0
3)
a) ϴ=180о
b) Tf= -10 J
4)
a) T total=24,8 J
b) Sendo positivo o trabalho total sobre o corpo, conclui-se que a velocidade desse corpo está aumentando. Se o trabalho fosse negativo, a força tende a diminuir a velocidade do corpo, e se fosse nulo, a força não colabora nem pra aumentar nem diminuir a velocidade.
5) Em uma queda d’água, cuja altura é 10 m, em dois minutos caem 6 m 3 de água. a) Qual a energia potencial que 6 m3 de água possuem quando situados no alto da cachoeira? b) Qual trabalho essa massa de 6 m3 de água é capaz de realizar ao chegar à base da cachoeira?
6) Um corpo de massa m=5 kg está suspenso por uma corda que passa por uma roldana sem