Energia
Energia: Fontes e Tipos
Nome: Ana Clara Matozinhos Soares Freitas
Professor: Rubens
Curso: Física I
Objetivo
Neste trabalho, serão apresentadas diversas formas de energia, todas provindas da natureza e transformadas através dos mais variados processos. Na natureza existe uma infinidade de energias, algumas renováveis e outras não renováveis. Ambas são separadas em fontes primárias, que consistem nas fontes já presentes na natureza e, secundárias, que surgem após a transformação das primárias.
Veremos também que o mundo se movimenta através dessas fontes de energia, sem as quais sociedades inteiras sucumbiriam. Os países dependem da energia para movimentar suas economias e manter a competição num mundo cada vez mais globalizado, ao passo em que o indivíduo se torna cada vez mais dependente da energia, conectando-se com esse mundo globalizado através da tecnologia.
Cada país usa sua geografia a seu favor, escolhendo fontes mais baratas de acordo com suas riquezas disponíveis. Enquanto países ricos em fontes aquáticas utilizam a energia hidráulica, outras, com maiores espaços planos e com ventos fortes, podem utilizar energia eólica.
Energia, do grego ergos, significa trabalho. Na física, energia está associada à capacidade de produzir trabalho, ação ou movimento, além disso, ela não pode ser criada, sendo assim apenas transformada. Energia é um dos conceitos essenciais da física, sendo encontrado em várias disciplinas e em várias formas (energia potencial, química, nuclear, etc).
Desde o início dos tempos, o ser humano vem tentando controlar a natureza ao seu favor, de forma a facilitar tarefas diárias. Após controlar o fogo, o ser humano passou a manejar a natureza, obtendo calor, possibilitando o cozimento de alimentos além de proteção. Desde então as fontes de energia tem sido usadas para os mais diversos intentos que vão desde a obtenção de luz, até a produção de movimento e trabalho.
Dentre as