5A FARM CIA HOSPITALAR
CONCEITO:
É o departamento ou serviço de um hospital que sob a responsabilidade técnica de um profissional, farmacêutico habilitado, se destina a contribuir para o seu desempenho, procedendo à ampla assistência farmacêutica a seus pacientes e colaborando com todos os demais profissionais que integram a área da saúde, através de uma série de atividades colocadas em prática.
.
SUA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO:
a) É uma área tecnicamente organizada, para prover as clínicas ou enfermarias e demais serviços, de medicamentos e produtos afins que necessitam para seu normal funcionamento.
b) A farmácia hospitalar que tem por fim dispensar, manipular, separar e fornecer drogas e medicamentos às unidades de enfermagem e demais serviços, inclusive a seus respectivos ambulatórios.
VANTAGENS DA FARMÁCIA HOSPITALAR: 1 - Para o próprio hospital:
- Prever para prover - Controle da medicação nas unidades de internações e demais setores que solicitam medicamentos a farmácia. - Farmácia apta a auxiliar o almoxarifado na qualidade e pureza do material que nos está sendo fornecido. - Confecção de fórmulas de limpeza, tais como: soluções, antisépticos, detergentes, sabões inseticidas, desodorantes ou purificadores de ar, etc. para aplicação nos setores hospitalares (salas de cirurgia, cozinha, lavanderia, depósitos, limpeza geral). - Exame material de curativos como gaze, esparadrapo, ataduras, fios.
2 - Para os próprios médicos: Estudo de terapêuticas novas pela comunidade médica-hospitalar, campo de pesquisas clínicas, para cirurgiões, laboratoristas, radiologistas, etc., que desejam experimentar uma nova fórmula no tratamento terapêutico.
3 - Para os pacientes: No campo terapêutico, o medicamento é melhorado ou aperfeiçoado,