Energia
São Paulo
2012
Neste projeto, apresentaremos três tipos de energias sustentáveis:
Energia Eólica:
Produzida a partir da força dos ventos – é abundante, renovável, limpa e disponível em muitos lugares. Essa energia é gerada por meio de aero geradora, nas quais a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A quantidade de energia transferida é função da densidade do ar, da área coberta pela rotação das hélices e da velocidade do vento.
As implantações de parques eólicos estão condicionadas as regiões que possuam ventos fortes (velocidade) e constantes. No Brasil, temos grande potencial eólico, pois encontramos tais condições de ventos em regiões costeiras (correntes de ar oceânicas), sobretudo no Nordeste. Mesmo assim, somos somente o 21º produtor de energia eólica no mundo. Pois, o alto custo de implantação é o grande empecilho.
Vantagens:
- Fonte de energia renovável
- Não emite gases poluentes na atmosfera
- Os parques eólicos podem ter outras ocupações do solo, tais como, agricultura e pecuária.
Desvantagens:
- Poluição sonora e visual
- Alto custo de viabilização dos parques eólicos
- Impacto sobre a fauna (ex: dificulta a migração dos pássaros) Energia Solar:
Energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.
Regiões as quais se localizam em medias e altas latitudes tendem a sofrer com as variações de produção, devido o período de radiação solar. Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e em locais longe dos centros de produção energética, sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética nestes e consequentemente a perda