Energia
Denomina-se energia a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho. Vulgarmente a palavra trabalho significa o emprego de algum esforço para obtenção de um certo resultado. Em Ciências, trabalho pode ser entendido como a modificação de um corpo, resultado da aplicação de alguma forma de energia sobre ele.
Tipos de Energias.
A energia pode manifestar-se de muitas formas e realizar diferentes tipos de trabalho. Conforme a forma de manifestação, temos energia mecânica, térmica, sonora, luminosa, elétrica, magnética, nuclear, química etc
A Energia mecânica é a que determina o deslocamento dos corpos. Ela pode ser potencial ou cinética. A energia potencial é a que está armazenada e que pode ser transformada em trabalho ou em outra forma de energia. Ela é proporcional à massa do corpo. Energia cinética é a que realiza o movimento.
A Energia térmica é a que determina o aquecimento ou o resfriamento dos corpos. Ela transfere-se do corpo mais quente para o mais frio.
As partículas que constituem os corpos não se encontram em repouso, mas animadas de movimento vibratório. Desse movimento das partículas resulta a energia térmica, que pode ser definida como a energia cinética das partículas.
O ramo da Física que estuda a energia térmica é a Termologia.
Entendendo o calor:
A energia térmica de um corpo pode variar. Colocando-se um recipiente com água no fogo, há maior agitação das moléculas, isto é, aumenta-se a energia térmica da água. Colocando-se essa substância no refrigerador, há diminuição de agitação das moléculas, isto é, diminui-se sua energia térmica.
Nos exemplos citados ocorre transferência de energia térmica, que passa do fogo para a água e da água para o refrigerador. Essa energia térmica que passa de um corpo para outro é denominada calor.
A manifestção exterior da energia térmica de um corpo é a temperatura, que depende da maior ou menor agitação das partículas do corpo.
A temperatura dos corpos que