Energia
Definir a energia é muito difícil, costumamos, em física, defini-la como a capacidade de realizar um trabalho. A energia se manifesta de diversas formas, como iremos discutir ao longo do trabalho. Entre elas podemos citar:
Energia Nuclear; Energia Eólica; Energia Solar entre outras.
Energia
Conceito e definição de energia em física
A definição de energia em física é a seguinte:
“A energia é a medida da capacidade de efetuar trabalho”.
Ou seja, para realizarmos qualquer atividade necessitamos de energia.
Ela não tem peso e só pode ser medida quando está sendo transformada, ou ao ser liberada ou absorvida. Por isso, a energia não possui unidades físicas próprias, sendo expressa em termos das unidades do trabalho que realiza. Em outras palavras, energia é a capacidade de realizar um trabalho.
Teoria da Relatividade de Albert Einstein
Matéria e energia
O aspecto mais conhecido da Teoria da Relatividade é, sem dúvida a equação:
E = mc2
Que relaciona a matéria(m) com a energia(E). O significado dessa equação é bem mais complexo do que pode parecer à primeira vista.
Einstein mostrou que a energia tem inércia, isto é, a energia tem massa. Toda vez que um corpo ganha (ou perde) energia sua massa aumenta (ou diminui) esse aumento (ou diminuição) pode ser calculado pela fórmula.
FORMAS DE ENERGIA!
Existem atualmente diversas fontes de energia utilizadas em todo o mundo, umas em maior e outras em menor quantidade, de acordo com a região. De maneira geral, elas podem ser classificadas como energias convencionais (baixo custo, grande impacto ambiental e tecnologia difundida) e alternativas (originadas como solução para diminuir o impacto ambiental), além de se dividirem em renováveis e não-renováveis.
Fontes renováveis: São extraídas de fontes naturais que têm capacidade de regeneração, por isso, são inesgotáveis. Estas fontes poluem em quantidade muito menor do que as não-renováveis. Alguns exemplos: energia solar, energia eólica,