energia
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
T693- 1 ELETROTÉCNICA APLICADA
Prof. A . Fernando Moura
Energia elétrica
INTRODUÇÃO
Podemos definir energia elétrica como a energia resultante do movimento de cargas elétricas em um condutor. É companheira inseparável da era moderna. Não é difícil imaginar como nossa vida seria diferente sem ela.
Mas o que a faz tão importante a ponto de se tornar praticamente indispensável à vida atual? São muitos os motivos. Seguem alguns que consideramos essenciais:
a) É facilmente transportável. Pode ser produzida no local mais conveniente e transmitida para consumidores distantes por uma simples rede de condutores (fios) ;
b) É facilmente transformável em outras formas de energia. Exemplo: calor, luz, movimento;
c) É elemento fundamental para a ocorrência de muitos fenômenos físicos e químicos que formam a base de operação de máquinas e equipamentos, nos tempos atuais. Como exemplo temos: eletromagnetismo, efeito termiônico, efeito semicondutor, fotovoltaico, oxidação, redução, etc.
Entretanto, como qualquer forma de energia, ela deve obedecer ao primeiro princípio da termodinâmica. Assim, quando dizemos geração de energia elétrica, devemos entender como uma transformação de uma outra forma de energia em energia elétrica.
GERAÇÃO
Existem várias formas de se gerar energia elétrica. Mas as opções diminuem quando se trata de quantidades para consumo de uma sociedade. Abaixo, descrevemos as mais comuns:
Térmica:
A energia que é transformada, é decorrente do calor resultante da queima de algum combustível
(derivado de petróleo, como óleo combustível, gás natural, carvão, madeira, resíduos, como bagaços, etc). Em nível mundial, representa provavelmente a maior parcela utilizada. As instalações usam basicamente caldeiras que geram vapor, o qual aciona as turbinas que por sua vez, ativam os geradores. Outro modo é pelo emprego de máquinas térmicas, como