Fatores de risco e fatores de proteção no uso de drogas na adolescência
Fatores de risco e de proteção para o uso de drogas na adolescência
A elaboração deste artigo se dá em torno de dois conceitos centrais: risco e proteção, trabalhando simultaneamente as noções de adolescência, família, escola, grupo de pares, comunidade e mídia, como espaços para a construção de risco e proteção.
Risco é uma conseqüência da livre e consciente decisão de se expor a uma situação em cujo percurso se inclui a possibilidade de perda ou ferimento físico, material ou psicológico.
Giddens (1994) faz uma distinção entre risco e perigo. Perigo diz respeito a ameaça que rondam a busca dos resultados desejados. Risco constitui uma estimativa acerca do perigo.
Na área da saúde, risco é um conceito que envolve conhecimento e experiência acumulada sobre o perigo de alguém ou de a coletividade ser acometida por doenças e agravos.
A expressão fatores de risco designa condições ou variáveis associadas à possibilidade de
Ocorrência de resultados negativos para a saúde, o bem-estar e o desempenho social, que geralmente estão combinados quando uma situação considerada social, intrapsíquica e biologicamente perigosa se concretiza.
Risco e Fatores de Risco
O termo comportamento de risco se refere à ameaça ao desenvolvimento bem-sucedido. do adolescente. A necessidade de se olhar os dois lados, o do desejo e o do dano, no caso do uso de drogas, leva a considerar alguns aspectos:
- efeitos cumulativos das substâncias tóxicas e sua relação com a vulnerabilidade do indivíduo: quanto mais intenso o uso de drogas mais riscos há. Porém estudos mostram que o perigo difere de acordo com os indivíduos e seu contexto.
- atitude positiva da família com relação ao uso de drogas reforçando a iniciação dos jovens: os padrões de comportamento dos pais e as interações familiares, são em boa parte responsáveis pelas atitudes dos filhos, mas o que está em questão não é a droga em si, e sim, a