Processos gerenciais
Devido aumento de problemas sociais e ambientais, as forças da sociedade estão passando por um processo de reorganização. Nos dias atuais, percebe-se a importância de uma nova postura empresarial, não mais direcionada apenas na aos lucros, mas no relacionamento com a sociedade e a sustentabilidade dos negócios. Essa pesquisa discute diversas abordagens sobre a responsabilidade sócio empresarial e a sustentabilidade, abrangendo diferentes pontos de vista sobre o papel da empresa na atualidade e os aspectos centrais relacionados a adotar práticas de desenvolvimento sustentável.
Ensaio Acadêmico
De acordo com estudos realizados a partir do desafio profissional, nota-se a necessidade de desenvolvimento de um plano de conscientizarão dos colaboradores da empresa para a questão da sustentabilidade.
Segundo CHIAVENATO (2002) treinamento é o processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada.
Conforme citado acima, essa conscientização deve ser direcionada a todos os níveis da empresa, do tático ao operacional, visando desde elucidação de dúvidas até o total desconhecimento da necessidade de medidas sócio ambientais dentro da instituição.
Segundo o Instituto Ethos "Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais”.
Desse modo as Tecnologias de Gestão trabalham o planejamento e a execução de projetos voltados para Responsabilidade Sócio Empresarial, e buscam a associação das suas marcas a atividades sócio ambientais de modo a atraírem clientes com essa atitude, buscando garantir a sustentabilidade no mercado.
Segundo Donaire (1999, p.15),