Energia
A energia elétrica gerada pelas atuais usinas nucleares baseia-se na quebra do átomo .Para isso, elas tem como matéria-prima o uranio ou o tório , dois minérios altamente radioativos .Quando os átomo de uranio ou tório são bombardeados por nêutrons, seus núcleos fragmentam ,liberando uma imensa quantidade de energia.
Nas usinas atômicas a fissão nuclear é provocada sob controle no reator atômico,o elemento fundamental desse tipo de usina. A energia liberada na fissão produz calor,que vai aquecer certa quantidade de água, transformando-a em vapor.A pressão do vapor faz girar uma turbina,que aciona um gerador este converte a energia mecânica proveniente da turbina em energia eletrica.
Em 2004,as usinas atômicas contribuíram com cerca de 7% da energia total e 16% da energia elétrica produzida na superfície terrestre. Mas ouve um declínio, pois em 1985 elas representavam cerca de 20% da eletricidade produzida no mundo. Isso o correu por causa de alguns acidentes gravíssimos que se verificaram em usinas nucleares além das denuncias de poluição e escape de radiação
Em todas as usinas há a formação de resíduos. Após ser feito o produto no caso da energia nuclear sobra o lixo nuclear que é todo resíduo formado por compostos radioativos que perderam a utilidade de uso. Este lixo é produzido por diversas fontes, sendo as principais: Usinas nucleares: após o processo de fissão nuclear, o que sobra do uso do urânio é considerado lixo nuclear. O lixo nuclear deve ser transportado, tratado e isolado com máximo rigor de cuidado, seguindo diversas normas de segurança internacionais, a fim de evitar qualquer tipo de acidente ou contaminação. Um dos principais problemas atuais é o destino deste tipo de lixo. O contato do ser humano com este tipo de lixo pode ter como consequência o desenvolvimento de várias doenças (câncer é a principal) e até a morte imediata.
ENERGIA GEOTÉRMICA
A energia geotérmica, que é o calor proveniente do