Relaçao entre Matrix e a Alegoria da Caverna
Ambos tentam nos mostrar uma realidade a qual desconhecemos ou que custamos a acreditar. O filósofo grego Sócrates, assim como o personagem do filme Matrix, Neo, tentou despertar os outros sobre a realidade. Enquanto que Matrix, é um programa que simula a realidade virtual em que vivemos.
Sócrates e Neo questionavam o sistema que o cercavam e procuraram despertar os outros para que acordassem para a realidade.
A Alegoria da Caverna e Matrix descrevem a situação da humanidade como ilusório; onde a população prefere viver da sua imaginação a real situação. Sendo assim, vive-se em um mundo de ideias e imaginação, às custas da nossa real satisfação.
Em Matrix (1999 – Warner Bros) assim em “O mito da caverna” o conhecimento humano pode ser usado para camuflar a realidade induzindo à uma visão do mundo pela sua aparência e não pela essência.
O mito da caverna narrado por Platão no livro VII da Republica é, uma das mais poderosas metáforas imaginadas pela filosofia, em qualquer tempo para descrever a situação da humanidade.
O mito da caverna (também chamado de Alegoria da caverna, Prisioneiros da caverna ou A Parábola da caverna) descreve a seguinte situação: em uma caverna, separada do mundo exterior por um muro bem alto, moram diversos humanos presos por correntes. Essas pessoas vivem assim, sempre iluminadas pela luz do exterior.
De dentro da caverna é possível ver diversas sombras se movimentando, reflexos das pessoas do mundo de fora. Os prisioneiros, porém, acreditam fielmente que aquilo são pessoas de verdade e era tudo que o mundo exterior possuía; afinal, nasceram e cresceram vendo apenas aquilo.
Essa situação continua até que uma pessoa consegue se libertar das correntes e, com muitas dificuldades e passando por diversos obstáculos para subir o muro, consegue sair da caverna. Essa pessoa nota então que aquilo que ela via era uma mentira, apenas uma ilusão e que o mundo real tinha muito mais coisas á