Energia e Trabalho
A energia é algo com que convivemos constantemente. Para nos mantermos vivos, precisamos nos alimentar e, para isso, extrair a energia dos alimentos. Historicamente, o homem se encontra em uma busca constante por formas de energia. A queda das águas para gerar energia elétrica, a queima de combustíveis para a geração de movimento e mais um enorme número de exemplos.
Desses todos, é importante observar que em nenhum deles ocorreu criação de energia, mas sim a sua transformação. Um caso clássico que pode ser citado é o de uma usina hidrelétrica, onde ocorre a transformação da energia mecânica em energia elétrica.
Trabalho
Trabalho é a energia transferida para um objeto ou de um objeto através de uma força que age sobre o objeto. Quando a energia é transferida para o objeto, o trabalho é positivo; quando a energia é transferida do objeto, o trabalho é negativo.
Trabalho, portanto, é energia transferida; “realizar trabalho” é o ato de transferir energia. O trabalho tem a mesma unidade que a energia e é uma grandeza escalar.
Formas de energia
As energias existem em diversas formas, das quais destacaremos duas: a energia potencial e a energia cinética.
Energia potencial Energia potencial é a energia contida num objeto, tomando em consideração a sua localização. É uma energia que fica “adormecida” num objeto e essa força só será despertada a partir do trabalho, sendo que quando ele ocorrer a energia potencial será transformada em outra energia. Existem mais de uma forma de força potencial. São as chamadas: energia potencial gravitacional, energia potencial elástica e energia potencial elétrica.
♦ Energia Potencial Gravitacional (EPG)
Devido ao campo gravitacional um corpo nas proximidades da superfície terrestre tende a cair em direção ao centro da Terra, este movimento é possível devido a energia guardada que ele possuía. Esta energia é chamada Potencial Gravitacional.
Para Calcular: Epg = m . g . h
Em que:
Fpg = Força