Energia a alcool
ENERGIA ÁLCOOL
Trabalho apresentado ao Centro de Capacitação e Treinamento, Fundação José Carvalho, ministrado pela educadora Ana Paula na turma Auxiliar Administrativo do Programa Petrobras Jovem Aprendiz no turno matutino.
SUMÁRIO Introdução 04 Energia álcool 05 Conclusão Referencias
INTRODUÇÃO
Atualmente este trabalho abordará um dos tipos de energia renovável, a energia a álcool mais precisamente o etanol e metanol.
ENERGIA ÁLCOOL
O álcool, importante combustível da atualidade, pode ser extraído de vários vegetais (cana, beterraba, cevada, batata, mandioca, girassol, eucalipto etc.), pode ser utilizado de várias formas, mas seu destaque maior é como combustível, que passou a ser utilizado nos automóveis a partir da década de 1970, é bom ressaltar que essa é uma tecnologia brasileira. Atualmente, apenas Brasil e Rússia estão utilizando o álcool como combustível, o Brasil com a cana extrai o etanol, a Rússia com o eucalipto extrai o metanol.
Algumas alternativas de geração de combustíveis podem ser mais promissoras do que o próprio álcool, como é o caso dos óleos que são extraídos de vegetais (mamona, babaçu, dendê, soja, algodão, girassol, amendoim entre outros). O desenvolvimento dessas tecnologias nos últimos anos tem sido deixado de lado por falta de investimentos, o óleo vegetal é mais calorífero que o álcool, assim poderia facilmente substituir o diesel, a gasolina e o querosene, que são combustíveis de fontes limitadas. No mundo essa alternativa energética ainda foi pouco difundida, mas isso é uma questão de tempo.
Álcool
Álcool é, na química, o nome genérico de substâncias que tem grupos hidroxila (-OH) ligados a um átomo de carbono, mas para nós brasileiros é um velho companheiro e representa para os economistas a não dependência do mercado externo de combustíveis, a base de petróleo. Para os cientistas e ambientalistas é o chamado combustível verde.
O Álcool que produzimos é o Etanol, vindo