Energia Vibratória
Energia vibratória é a energia gerada com a vibração. "Vibração é o movimento de um ponto oscilando em torno de um ponto de referência." Esse movimento pode ter sua amplitude e intensidade medidos. Em geral, a amplitude é medida através de milímetros ou polegadas e a intensidade através do número de vezes que o movimento ocorre completamente dentro de um tempo, isto é chamado de frequência e, em geral, é indicado em Hertz (Hz).
Conversão de energia cinética (impacto na panela) em energia vibratória (água formando ondas que vibram em uma determina frequência e amplitude).
Fontes de energia vibratória
Se partirmos do princípio que todo movimento é feito em relação a um ponto de referência, tudo que se movimente é uma fonte de energia vibratória. Uma prova da existência de energia vibratória é som. Se ele está presente, há energia vibratória. Também pode haver energia vibratória sem o som, mas com ele é a forma mais comum.
Usos da energia vibratória
Existem diversos usos da energia vibratória, a maioria deles envolvendo o som. O ultrassom é um bom exemplo disso, hoje em dia a tecnologia de ultrassom é usada até em lipoaspiração e em soldagem de metais. Existem também armas sônicas que causam um certo incômodo a partir das vibrações geradas quando o som atinge o corpo e que, com a exposição prolongada, causam mal estar, enjoos, desmaios e até morte.
As maiores aplicações envolvendo energia vibratória, normalmente, são para diminuir seus efeitos negativos e não para aproveitá-la. Essa energia é capaz de causar danos a edificações e a pessoas. Nos ônibus ela afeta muito os motoristas e os passageiros, por isso são criados cada vez mais sistemas de amortecimento.
Novas tecnologias envolvendo energia vibratória
Existem várias tecnologias em desenvolvimento utilizando direta ou indiretamente a energia vibratória. A que talvez seja a mais impressionante chama-se Nearbytes. É uma tecnologia de