Mesa vibratória - mineração
MESA VIBRATÓRIA
RESUMO
O presente relatório trabalha a compreensão do funcionamento da mesa vibratória na concentração gravítica. A mesa vibratória típica consiste de um deque de madeira revestido com material com alto coeficiente de fricção, parcialmente coberto com ressaltos, inclinado e sujeito a um movimento assimétrico na direção dos ressaltos. Os mecanismos de separação atuantes na mesa vibratória podem ser melhor compreendidos se considerar separadamente a região da mesa com riffles e a região lisa. As condições operacionais e características dos sólidos apresentam três produtos após a concentração gravítica: concentrado, misto e rejeito.
RESUMO
O comportamento dos produtos da mesa vibratória será determinado pelas variáveis operacionais; tais como a taxa de alimentação; vazão de água de diluição para a alimentação; vazão de água de operação; inclinação transversal; amplitude e freqüência do movimento. Cada variável deve ser compreendida e devidamente aplicada, de acordo com a melhor recuperação de minério e a maior estratificação das partículas mistas, de ganga e rejeito.
Palavras – chave: Mesa Vibratória. Mecanismo de separação. Riffles.
Variáveis operacionais.
INTRODUÇÃO
As mesas vibratórias são equipamentos de concentração gravítica bastante utilizadas, mesmo nos dias atuais onde o jigue tem grande utilização. São constituídas, essencialmente, por um tablado retangular com superfície recoberta por borracha ou similar, dotada de uma inclinação regulável em seu sentido transversal e um movimento assimétrico de vai e vem.
Aproximadamente 2/3 do seu comprimento é coberto por rifles (réguas) de madeira, dispostos em sentido longitudinal. Seu lado superior contém, à direita, uma caixa de alimentação dos sólidos e água de diluição para estes sólidos e, em todo o resto de sua extensão, uma calha para distribuição da água sobre a superfície da mesa.
ILUSTRAÇÃO DA MESA VIBRATÓRIA
Esquema da