energia termica
A palavra energia é derivada do grego “ergos” que significa trabalho. Na física está associada a qualquer corpo capaz de realizar trabalho, ação ou movimento.
Segundo a primeira lei da termodinâmica energia não pode ser criada, mas sim transformada em outras formas de energia e cada uma capaz de provocar fenômenos característicos em um sistema físico.
Energia térmica
Os primeiros estudos sobre calor foram desenvolvidos na Grécia nos séculos V e VI a.c. com os filósofos Empédocles e Aristóteles, que afirmaram ser o fogo um dos elementos formadores da natureza, ao lado da água, da terra e do ar. Porém o primeiro a estabelecer que calor é uma forma de energia foi Benjamin Thompson(1753-1814).
As moléculas que constituem a matéria estão em contínuo movimento, denominado agitação térmica. A energia cinética associada a esse movimento é chamada energia térmica.
Energia elétrica
As primeiras definições para eletricidade surgiram na Grécia antiga por volta de 600 a.c. com Tales de Mileto. Através de uma experiência que consistia em esfregar um pedaço de âmbar (seiva endurecida de árvores) em um pedaço de pano, Tales percebeu que após o processo, o âmbar atraia objetos leves como palha ou penas de pássaros. Em grego âmbar pode ser traduzido como “elektron” dando origem as palavras elétron e eletricidade.
Após vários séculos de desenvolvimento no estudo da eletricidade, hoje sabe-se que a energia elétrica é a capacidade de uma corrente elétrica realizar trabalho. Essa forma de energia pode ser obtida através de energia química ou mecânica, através de turbinas e geradores. Através da aplicação de uma diferença de potencial entre dois pontos de um condutor, gera-se uma corrente elétrica entre seus terminais.
Após a invenção da máquina a vapor por Newcomen em 1698, e de seu aperfeiçoamento em 1765 feito por Watt, se deu o início da revolução industrial servindo de base para a mecanização da indústria, inclusive na geração de energia elétrica.
Energia elétrica