energia solar
Este experimento foi feito para que se pudesse determinar a concentração de ácido acético (CH3COOH) no vinagre. Para isso foi misturado uma solução de hidróxido de sódio a uma solução do vinagre comercial. Para se determinar essa concentração, usaram-se conceitos como indicadores ácido-base, titulação, concentração de soluções e transformações molares. Além de determinar a concentração de ácido acético em porcentagem (v/v), o experimento visa aplicar a técnica de titulação ácido/base.
2.Introdução
Existem substâncias capazes de indicar se uma determinada substância se encontra em meio ácido ou básico. Essas substâncias capazes de oferecer tal indicação são conhecidas como indicadores ácido-base e, essa indicação é feita por meio da mudança de coloração da solução. O quadro abaixo mostra exemplos de indicadores e as colorações das soluções.
Substância (material) Fenolftaleína Tornassol
T
Vinagre Ácido Incolor Vermelha
Hidróxido de sódio Básico Rósea Azul
Tabela1: indicadores ácido-base
O vinagre é uma solução aquosa de ácido acético (CH3COOH) e, é esse o responsável pelo odor e sabor azedo do vinagre, muito utilizado como condimento em saladas. A acidez do vinagre comercial corresponde ao teor de ácido acético, que é seu componente mais importante da oxidação do álcool no processo de acetificação. O vinagre para consumo deve ter entre 4% e 6% (m/v) de ácido acético. A legislação brasileira estabelece em 4% o teor mínimo de ácido acético para o vinagre comercial.
Já a soda cáustica, também conhecida como hidróxido de sódio (NaOH) é uma base forte, usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos e detergentes. Apresenta uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.
A fenolftaleína e o tornassol são os indicadores ácido-base mais utilizados em