Energia sem fio
Curso: Engenharia Elétrica
Acadêmico: Deullam Justi
Trabalho
De
Introdução à Engenharia
Maio 2013
Sumário
Introdução 3 Energia diária 4 Ressonância e energia sem fio 6 Energia sem fio de longa distância 8 Bibliografia 10 Anexos: 11
Introdução
Os cientistas tentam desenvolver métodos de transmissão de energia sem fio, o que facilitaria o processo e lidaria com fontes limpas de energia. A ideia de energia sem fio pode soar futurista, mas Nicola Tesla propôs teorias de transmissão sem fio de energia no final do século XIX e começo do século XX. Uma de suas demonstrações energizava remotamente lâmpadas no chão de sua estação de experimentos em Colorado Springs.
O trabalho de Tesla era impressionante, Desde então, os pesquisadores desenvolveram diversas técnicas para transferir eletricidade através de longas distâncias, sem utilizar fios. Algumas técnicas só existem em teoria ou protótipos, mas outras já estão em uso. Se você tem uma escova de dente elétrica, por exemplo, você já utilizou esta tecnologia.
Energia diária
A transmissão de energia sem fio é comum em grande parte do mundo. As ondas de rádio são energia e as pessoas as utilizam para enviar e receber sinais de telefone celular, TV, rádio e Wi-Fi todos os dias. As ondas de rádio se espalham em todas as direções até encontrarem antenas sintonizadas na frequência correta. Um método similar de transferência de energia elétrica seria ineficiente e perigoso.
A exposição diária de uma escova de dente elétrica à água pode fazer com que seu carregador se torne perigoso. Conexões elétricas comuns poderiam permitir vazamentos de água para dentro da escova, danificando seus componentes. Devido a isso, a maioria das escovas de dente elétricas é recarregada através de acoplamento indutivo. (veja a imagem 1 em Anexos).
A maioria das escovas de dente elétricas é recarregada por meio de acoplamento indutivo. O acoplamento indutivo utiliza campos magnéticos que