ALUNO: RENATO DE SOUSA FARIAS TÍTULO: REDE DE SENSORES SEM FIO APLICADA AO MONITORAMENTO DO CAMPO ELETROMAGNÉTICO EM SUBESTAÇÕES DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

1086 palavras 5 páginas
ANEXO II
SELEÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL 2012

IDENTIFICAÇÃO

ALUNO: RENATO DE SOUSA FARIAS

TÍTULO:
REDE DE SENSORES SEM FIO APLICADA AO
MONITORAMENTO DO CAMPO ELETROMAGNÉTICO
EM SUBESTAÇÕES DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

INTRODUÇÃO

A exposição de seres humanos a campos eletromagnéticos na freqüência de 60 Hz tem sido objeto de extensa discussão em âmbito mundial devido aos riscos envolvidos. A IARC1 classifica como possivelmente carcinogênica essa exposição com base em estudos epidemiológicos de leucemia infantil e a OMS2, que utiliza como referência os estudos da ICNIRP3, em conformidade com a Lei nº 11.934, de 5 de maio de 2009 em conjunto com a regulamentação da ANEEL4 de 29 de março de 2010 recomenda que sejam adotadas posturas preventivas quanto à exposição da população tanto ocupacional como do público em geral sendo necessário um monitoramento de ELF5 visando garantir o atendimento aos limites recomendados.
A proposta do trabalho é estudar as principais técnicas utilizadas, na atualidade, no monitoramento de campos eletromagnéticos em subestações de transmissão de energia elétrica procurando uma solução mais eficiente e com menor custo que atenda de forma satisfatória as exigências dos órgãos reguladores quanto ao problema em questão.

JUSTIFICATIVA

Eletromagnetismo

Estamos constantemente expostos a uma complexa mistura de campos eletromagnéticos de diferentes freqüências no nosso ambiente e a tendência natural é que aumente significativamente devido aos avanços contínuos da tecnologia.
Conforme NUSSENZVEIG (1997), os campos eletromagnéticos são compostos por ondas elétricas e magnéticas que, viajando à velocidade da luz, são caracterizadas por uma freqüência e um comprimento de onda. A freqüência é o número de oscilações da onda por unidade de tempo, medida em Hertz (Hz) e o comprimento de onda é a distância percorrida pela onda numa oscilação (ou ciclo).
Em subestações e linhas de transmissão os trabalhadores

Relacionados