Energia não renovaveis
Fontes não renováveis
Carvão
O carvão é uma rocha orgânica com propriedades combustíveis, constituída maioritariamente por carbono. A exploração de jazidas de carvão é feita em mais de 50 países, o que demonstra a sua abundância. Esta situação contribui, em grande parte, para que este combustível seja também o mais barato. Tem-se pesquisado e desenvolvido muito tecnologias de remoção de impurezas e de combustão eficiente do carvão, tecnologias que podem ser usadas independente do estagio em que o carvão se encontra.
Formas de exploração: Explorado em jazidas e utilizado em usinas termoelétricas
Custos: Devido a sua abundancia no mundo, o custo de implantação e de manutenção de termoelétricas é baixo.
Vantagens econômicas: Por ser abundante e de baixo custo, pode ser desenvolvido em qualquer região sendo desnecessária sua importação.
Impactos ambientais e desenvolvimento tecnológico: Apesar da grande emissão de gás carbônico na atmosfera, tecnologias já entram em ação amenizando esses impactos com filtros e outros métodos que filtram o gás resultante da combustão.
Petróleo
O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, com cheiro característico e em geral, menos denso que a água e com cor variando entre o negro e o castanho escuro. Embora objeto de muitas discussões no passado, hoje se tem como certa a sua origem orgânica, sendo uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio. Admite-se que esta origem esteja ligada à decomposição dos seres que compõem o plâncton - organismos em suspensão nas águas doces ou salgadas, tais como protozoários, celenterados e outros - causados pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias. Uma fonte de energia altamente rendável, de fácil transporte e com tecnologias avançadíssimas.
Fontes de Exploração: As plataformas são a principal forma de se explorar o petróleo. Plataformas essas que estão nos mares e oceanos ou em