Energias renováveis e não renováveis
Sumario
INTRODUÇÃO ........................................................... PAGINA: 3
DENSENVOLVIMENTO........................................... PAGINA: 4 a 11
CONCLUSÃO ............................................................PÁGINA:12
BIBLIOGRAFIA.......................................................... PAGINA: 13
Introdução:
Nesse trabalho falarei sobre fontes de energia renováveis: o que é, qual a importância, quais os tipos de energia renováveis, e entre outros.
Espero que goste da minha pesquisa, e boa leitura!
O que são as energias renováveis:
Podemos definir como energia renovável aquela energia que é obtida de fontes naturais capazes de se regenerar, e, portanto virtualmente inesgotáveis, ao contrário dos recursos não-renováveis. São conhecidas pela imensa quantidade de energia que contêm, e porque são capazes de se regenerar por meios naturais.
Ressalta-se que, desde o início do século XX, o mundo sofre com a exploração de seus recursos naturais, com a poluição da atmosfera e com adegradação do solo. Considerado uma fonte de energia, o petróleo, por exemplo, foi tão vorazmente extraído que a tendência de esgotamento de seus poços figura como uma veemente realidade.
Um recurso ainda mais antigo, o carvão, também é considerado esgotável, assim como a energia nuclear, que traz o alerta para o perigo dos resíduos radioativos.
Nesta questão, as fontes tradicionais de energia conflitam-se com as fontes alternativas, já que as primeiras, em declínio, aparecem como verdadeiras ameaças ao meio ambiente. As fontes alternativas entram em pauta, uma vez que têm como ponto positivo serem renováveis e não prejudicarem o meio ambiente. Exemplos de fontes renováveis incluem a energia solar (painel solar, célula fotovoltaica), a energia eólica (turbina eólica, cata-vento), a energia hídrica (roda d’água, turbina aquática) e a biomassa (matéria de origem