Energia Nuclear
INTRODUÇÃO
A energia nuclear e a liberada durante a fissão ou fusão dos núcleos atômicos. As quantidades que podem ser obtidas mediante processos nucleares superam em muitas as que se pode obter mediante processos químicos . Baseia-se no principio que nas reações nucleares ocorre a transformação de massa em energia.
ENTENDENDO A ENERGIA NUCLEAR
Devemos primeiro conhecer o chamado ciclo do “elemento combustível nuclear”. Utiliza-se o termo
“elemento” para designar o arranjo de varetas contendo o urânio encapsulado, que será consumido durante o funcionamento dos reatores nucleares.
E principalmente antes da produção em si do urânio enriquecido e feito uma pre-analise que deve incluir, entre outros, questões como: a geração de poeiras, a utilização das águas e a recuperação da área degradada após o fechamento do empreendimento.
Dessa forma, associa-se a mineração de urânio ao seu processamento. Durante essa etapa, o minério é tratado com ácido sulfúrico visando a solubilizar o urânio. Após, ele encontra-se na forma de íons uranila
(UO2+2). Segue-se a precipitação do urânio com di-uranato de amônio [(NH4)2U2O7], comumente chamado de “yellow-cake”ou “bolo amarelo”
O ASPECTO DO BOLO AMARELO E AO LADO UM
TAMBOR COM ESSE URÂNIO JÁ ENRIQUECIDO
COMO COMEÇOU O
ENRIQUECIMENTO NO BRASIL?
A decisão da implementação de uma usina nuclear no Brasil veio em 1969, onde em nenhum momento os governantes da época pensaram em substituir a energia obtida através de hidroelétricas. O pais estava vivendo dentro de um regime militar e o acesso ao conhecimento tecnológico no campo nuclear permitiria não desenvolver submarinos nucleares mas também armas atômicas.
Em 1974 foi construída angra 1 que estava em pleno funcionamento e o governo deu autorização a empresa furnas para construir a segunda(angra II)
A manipulação de tal material pode acarretar riscos e por conta disso o Brasil possui uma legislação especifica para manuseio e