Energia Nuclear
ENERGIA NUCLEAR
Energia Nuclear
É obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. A divisão desse núcleo em duas partes provoca a liberação de grande quantidade de energia. Os elementos mais comuns utilizados como combustível nuclear (no processo de fissão - o de fusão ainda não está completamente desenvolvido) são o Urânio 235 e o Plutônio 238.
Produção de Urânio:
Atualmente os Estados Unidos lideram a produção de energia nuclear, porém os países mais dependentes da energia nuclear são França, Suécia, Finlândia e Bélgica.
Pelo que se tem conhecimento, há urânio na Bahia, Ceará, Paraná e Minas Gerais. O governo brasileiro, porém, só tem estudos de 25% do solo brasileiro. Mesmo assim, o país tem a sexta reserva mundial do elemento (cerca de 300 mil toneladas). Ainda falta prospectar 75% do solo do país.
A única usina no país de enriquecimento de urânio fica na cidade de Rezende (RJ). O pó sai da mina, passa por um processo de refinamento e vai para o enriquecimento.
Vantagens e Desvantagens:
A energia nuclear apresenta vários aspectos positivos, sendo de fundamental importância em países que não possuem recursos naturais para a obtenção de energia.
- Aspectos positivos da energia nuclear:
Grande disponibilidade do combustível;
Preço do combustível é barato em comparação com outras fontes de energia;
É independente de condições ambientais/climáticas (não depende do sol, como usinas solares, ou da vazão de um rio, no caso das hidroelétricas);
Poluição gerada (diretamente) é quase inexistente;
A quantidade de lixo produzido é bem reduzido
- Aspectos negativos:
Os custos de construção e operação das usinas são muito altos;
O lixo nuclear radioativo deve ser armazenado em locais seguros e isolados;
Risco de acidentes nucleares;
Possibilidade de construção de armas nucleares;
Custos e Lucros
Usinas nucleares são baratas para operar, mas