energia na vida humana
1 Energia na vida humana
1.1 Reconhecer a energia como algo indispensável ao funcionamento da vida social e que essa dependência vem crescendo progressivamente ao longo da história humana.
1.1.1 Saber que na ciência o termo energia tem um sentido específico, nem sempre coincidente com aqueles utilizados na linguagem comum. Identificar diferentes significados para a palavra energia dando também exemplos de outras palavras que têm diferentes sentidos na linguagem comum e nas ciências. Ex.: célula, força, potência, etc.
1.1.2. Compreender a evolução do uso de energia pelo ser humano ao longo de sua historia, identificando as diversas fontes relacionando-as ao desenvolvimento econômico, tecnológico e à qualidade de vida.
1.1.3 Reconhecer as principais fontes e tipos de energia utilizadas na vida cotidiana e os riscos que podem oferecer à saúde e ao meio ambiente.
1.1.4 Identificar as principais mudanças que vêm ocorrendo na matriz energética brasileira ao longo tempo.
1.1.5 Reconhecer as vantagens e desvantagens, em termos de impactos ambientais, das diferentes opções de produção de energia. Ex:. Hidrelétricas, termonucleares, carvão, álcool, eólica, bateria, etc.
1.1.6 Saber que o consumo de energia numa nação está distribuído entre setores industrial, doméstico e social (serviços públicos, iluminação, transporte coletivo, etc.)
1.1.7 Compreender como o perfil de consumo de energia muda com o desenvolvimento econômico e social de uma nação.
(Número de aulas sugerido: 2)
1.1.8 Compreender que nas sociedades modernas o progresso e a qualidade de vida estão associados ao nível adequado de consumo de energia e à política de distribuição adotada
2 O Sol e as Fontes de Energia
2.1 Reconhecer o Sol como nossa principal fonte de energia e origem de quase todas as fontes existentes na Terra.
2.1.1 Compreender a associação entre a energia solar e os processos que ocorrem na natureza, como: formação dos combustíveis fósseis,