ENERGIA HIDRAULICA
ENERGIA HIDRÁULICA
E.E.B ALMIRANTE BARROSO
CANOINHAS, 18 de setembro de 2013
INTRODUÇÃO
Energia hidráulica é a energia produzida através da agua, é uma forma mais barata de produzir energia, pois seu combustível é gratuito e traz menos problemas ambientais do que outras formas de energia.
DESENVOLVIMENTO
A água em movimento tem uma energia chamada de energia potencial, essa energia é mantida pela represa. A represa é que vai determinar a capacidade de geração de energia, quanto maior a represa maior o volume de água, desde que os rios que a alimentem sejam compatíveis com essa capacidade.
A água que se encontra anterior a represa é então guiada por tubulações da usina com muita velocidade e força assim realizando o movimento de turbinas. Neste processo há a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas), após o movimento das turbinas a água segue por tubulações e continua o curso natural do rio.
Essas turbinas são acopladas a geradores que transforma a energia mecânica em energia elétrica.
A eficiência deste tipo de geração de energia é em torno de 95%, primeiramente o investimento é alto, tomando em conta de que é necessário mudar o curso do rio, construção da represa, preocupação ambiental, a manutenção também tem um custo elevado, porém o combustível (água) tem custo zero.
Normalmente as usinas são construídas longe dos centros consumidores, e a energia é levada até eles por meio de fios.
Na atualidade 18% da energia mundial é produzida por usinas hidrelétricas. Esse número só não é maior pelo fato de que nem todos os países tem condições naturais para a instalação de usinas hidrelétricas. As nações que possuem grande potencial hidráulico são os Estados Unidos, Canadá, Brasil, Rússia e China. No Brasil 95% da energia produzida vem de usinas hidrelétricas. A usina de Itaipu localizada no rio