Energia hidraulica
A energia hidráulica é a energia cinética do movimento da água. Essa energia é obtida através da energia potencial de uma massa de água.
O movimento da água é utilizado em barragens para produzir eletricidade. A energia primária de uma hidrelétrica é a energia potencial gravitacional da água contida numa represa elevada. Antes de se tornar energia elétrica, a energia primária deve ser convertida em energia cinética de rotação. O dispositivo que realiza essa transformação é a turbina. Ela consiste basicamente em uma roda dotada de pás, que é posta em rápida rotação ao receber a massa de água. O último elemento dessa cadeia de transformações é o gerador, que converte o movimento rotatório da turbina em energia elétrica.
Para que essa energia seja gerada de forma contínua no tempo é necessário que haja um grande fluxo de água. Lagos, rios são utilizados para manter esse fluxo, porem é necessário que haja um suprimento de água ao lago caso contrário haverá redução do nível e com o tempo a diminuição da potência gerada.
Algumas vantagens desse sistema de geração de energia é que podem ser feitos com baixíssimos custos e não polui o meio ambiente. Porem como em todo sistema existe a parte negativa, como a construção de centrais hidroelétricas, geralmente exigem a formação de grandes reservatórios de água, o que provoca profundas alterações nos ecossistemas e alem disso dependendo do tipo de relevo e da região onde se encontra o empreendimento, as hidroelétricas podem também ocasionar o alagamento de terras e o deslocamento de populações