Energia eólica
INTRODUÇÃO
Depois de realizadas as pesquisas anteriores referentes aos princípios de conservação de energia e fundamentos das induções eletromagnéticas, o grupo escolheu utilizar a energia eólica para transformá-la em energia elétrica, pois o mundo hoje vive um sério problema com a energia usada e cada vez mais se busca outras fontes que não prejudiquem o meio ambiente.
Este Trabalho tem por finalidade ressaltar a importância do uso da energia renovável neste início do século XXI e descrever as vantagens e desvantagens desta forma de energia, bem como sua utilização.
O QUE É ENERGIA EÓLICA?
A energia eólica é a energia que provém do vento. Ela é uma fonte abundante de energia, sendo renovável, limpa e disponível em todos os lugares.
O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, Deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento.
Desde a antiguidade este tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. O uso de cata-ventos difundiu-se pelo mundo islâmico após a conquista do Islã pelos Árabes. No século XVII, a Holanda tornou-se uma nação industrial utilizando da energia eólica em moinhos e navios. Somente na Alemanha, no século XIX já funcionavam 10.000 moinhos enquanto em outros países da Europa, funcionavam 8.000 moinhos.
Os moinhos de vento eram primeiramente utilizados para circular a água e acionar moendas. Na Dinamarca, em 1880, Lacourt utilizou pela primeira vez para produzir eletricidade, sendo produzida naquela época 9KW de eletricidade. Atualmente, existem vários tipos de aerogeradores que produzem mais de 1MK de potencia. Estes cataventos gigantes são instalados em torres com mais de 30m de altura, com hélices de laminas de mais de 50m de diâmetro. Na região de Cabo Frio, existem salinas em que a água do mar e bombeada por moinhos de vento.
Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de