ENERGIA ELETROST TICA
1 – RESUMO Estudo de distribuição de cargas
2 – INTRODUÇÃO Energia Eletrostática é a energia armazenada numa distribuição de cargas elétricas estáticas. Nessa distribuição, o trabalho necessário para mover uma determinada carga de lugar ou adicionar outra é devido a energia eletrostática armazenada na configuração. A energia eletrostática também é conhecida como a energia potencial de um sistema de cargas elétricas. Ela pode ser entendida fazendo-se uma analogia com a mecânica. O potencial gravitacional que uma massa possui à determinada altura do solo pode ser obtido calculando-se o trabalho que devemos realizar, ou seja, a energia a ser gasta, para elevarmos essa massa até a altura desejada. Analogamente, o trabalho realizado para estabelecermos uma configuração, seja retirando ou colocando cargas, fica armazenado nas cargas sob a forma de energia potencial de interação
3 – TEORIA
Eletricidade estática é a definição dada ao excesso de cargas elétricas em um corpo, estando essas cargas em repouso. Quando as cargas em excesso estão em movimento, temos a eletricidade dinâmica. A área da Física que estuda os fenômenos associados à eletricidade estática é a eletrostática. Esta se baseia em dois princípios:
1. Princípio da conservação da carga elétrica: a carga elétrica total de um sistema eletricamente isolado é constante;
2. Princípio da atração e repulsão de cargas: cargas elétricas de mesmo sinal repelem-se e, de sinais contrários, atraem-se.
Os fenômenos eletrostáticos ocorrem quando um corpo, após passar por um processo de eletrização, fica carregado eletricamente. Os corpos eletrizados podem ficar carregados de duas formas: positivamente: se possui mais prótons do que elétrons; negativamente: se possui mais elétrons do que prótons.
Ele ainda pode ser neutro, se tiver a mesma quantidade de prótons e elétrons.
Veja agora quais são os processos de eletrização:
Eletrização por contato
Ocorre quando um corpo eletrizado é colocado em