Energia , economia , meio ambiente
Economia e
Meio ambiente
O impacto ambiental , consumo de energia per-capita mundial .
A energia elétrica passa por um longo caminho, onde o maior afetado é o meio ambiente. Os impactos ambientais causados pelo consumo de energia elétrica estão ligados à forma como a energia é produzida, transmitida, distribuída e utilizada. A construção e operação de usinas hidrelétricas, por exemplo, interfere drasticamente no meio ambiente devido ao represamento de grandes volumes de água, que provocam inundações em imensas áreas. Também alteram o fluxo natural das águas de rios e seus sedimentos, destroem espécies vegetais, prejudicam a fauna e comunidades ribeirinhas. As inundações das florestas fazem com que a vegetação encoberta entre em decomposição, alterando a biodiversidade e provocando a formação e liberação de metano, um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa e pela rarefação da camada de ozônio.
Já as termelétricas geralmente são instaladas próximas a leitos de rios ou mar, pois a água é utilizada no processo de condensação do vapor. Isto acarreta na elevação da temperatura da água onde as termelétricas são instaladas, pois esta é devolvida mais quente, o que pode comprometer a fauna e a flora da região, além de aumentar também a temperatura média local. Além disso, geram energia a partir da queima de combustíveis, e são vorazes consumidoras de diesel ou carvão, e importantes fontes de gás carbônico e óxidos de nitrogênio e de enxofre, poluentes que acentuam o efeito estufa e acarretam chuvas ácidas.
No caso das usinas nucleares os impactos não estão apenas relacionados aos possíveis acidentes, mas ao problema das várias toneladas de rejeitos altamente radioativos que continua sem solução.
Os impactos ambientais gerados pela energia eólica estão relacionados principalmente à produção e transporte dos equipamentos, a ruídos, ao impacto visual e ao impacto sobre a fauna. Como exemplo de impacto por ruído,