Energia de ativação
1- É uma ciência que estuda a velocidade das reações químicas, e os fatores que alteram esta velocidade.
2- Porque não existe velocidade negativa, o valor tem que ser positivo.
3- A concentração dos reagentes vai diminuindo.
4- A velocidade de consumo é a velocidade que o regente vai sendo consumido na reação por unidade de tempo e a velocidade de produção é a velocidade que o produto vai sendo formado por unidade de tempo.
5- A reação deve atingir a energia de ativação e deve haver colisão entre as moléculas.
6- Existe a colisão horizontal e a colisão vertical, sendo a vertical a mais eficaz porque forma o complexo ativado, o que torna a reação mais rápida.
7-É a espécie química com maior valor energético em toda a reação química que tem vida curtíssima
8-É a energia mínima que os reagentes precisam para que inicie a reação química. É necessária para a formação do complexo ativado.
O OUTRO
5) Uma reação é classificada como Exo quando sua energia final é menor que a inicial, e como Endo quando sua final é maior que a inicial, não importando o que acontece no decorrer da reação.
6)Toda reação tem sua fase Endo e Exo. Endo quando ela absorve a energia de ativação, e Exo quando quando ela libera. SEMPRE haverá uma fase Endo e outra Exo.
7)
a) Curva I: menor energia de ativação
b) Catalisador
c) Curva II: maior energia do complexo ativado
d) Não. A reação I é catalisada
Ele acelera a reação sem participar dela, ou seja, que apesar de acelerar o processo, mais tarde se anulam.
11)A importância da catálise para a indústria deve-se ao fato do grande número de aplicações na indústria química. As reações que ocorrem nesse âmbito são, em geral, heterogêneas e homogêneas.
14)Porque as enzimas são proteínas especializadas na catalise de reações biológicas. Elas estão entre as biomoléculas mais notáveis devido a sua extraordinária especificidade e poder catalítico.
15)O inibidor atua se